Pular para o conteúdo principal

ITACARAMBI RECEBE O SELO + TURISMO

O rio São Francisco, desde a sua nascente em Minas até a foz, entre Alagoas e Sergipe, possui grande importância econômica e histórica. No Vale do Peruaçu ele carrega ainda a responsabilidade de consolidar o Extremo Norte de Minas como polo turístico. E foi com base na importância do Velho Chico para a cultura ribeirinha e em suas riquezas naturais, com destaque para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que o governo federal concedeu, nesta semana, o Selo + Turismo para Itacarambi, “por considerar a proposta apresentada pela prefeitura alinhada com o Plano Nacional de Turismo 2018-2022”, condição que prioriza o município na análise para obtenção de recursos.
Conforme noticiou O NORTE, o primeiro município mineiro a receber o Selo + Turismo foi Mirabela, conhecida nacionalmente como “capital da carne de sol”, e, ainda, por seu patrimônio natural, composto por rios, cachoeiras e o Cânion da Usina Velha.
A cidade integra a Associação do Circuito Turístico Velho Chico, que inclui Bonito de Minas, Jaíba, Januária, Japonvar, Lontra, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, Cônego Marinho, Juvenília, Manga, Montalvânia e Itacarambi. Além de melhorar estradas e sinalizar cavernas, os projetos a serem elaborados terão objetivo de capacitar profissionais para melhor atender os turistas.
 
PATRIMÔNIO
Em Itacarambi, a secretária municipal de Turismo, Cláudia Seixas, que integra o comitê de candidatura do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu a Patrimônio Mundial, comemorou a obtenção do selo, certa de que a iniciativa do Ministério do Turismo pode contribuir ainda mais para que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sinalize positivamente ao pleito internacional.
Para Cláudia, o projeto foi exitoso pela reestruturação do Conselho Municipal de Turismo e, do mesmo modo, “pelo importante papel desempenhado pelo Sebrae, que não apenas realiza cursos de capacitação, como possibilita ao município conhecer o potencial de outras cidades, orientando prefeitura e empresários sobre apresentação de cartas-consulta aos bancos financiadores”.
Conhecido destino de turismo, Itacarambi sai na frente no Peruaçu e Extremo Norte de Minas, porque, além da relação da população com o rio, tem em sua margem direita complexo com mais de 60 lagoas.
Além disso, está em curso, com o suporte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a candidatura do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu a Patrimônio Mundial em categoria mista – Natural e Cultural.
Desde a criação, há um ano, o Selo já proporcionou a apresentação de 151 propostas que, uma vez aprovadas, garantem prioridade na análise de empréstimos pelo BNDES e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), agentes financeiros oficiais do programa.
O Ministério do Turismo mantém um call center para tirar dúvidas sobre o Prodetur+Turismo, pelo 0800-2008484, pelo e-mail atendimento.prodetur@turismo.gov.br e por chat on-line, das 8h às 20h, de segunda a sexta.
Por Manoel Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi