Polícia Federal deflagra operação contra rádios piratas em Espinosa; equipe da Anatel apoia ação

Investigação apura rádios piratas em Espinosa — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou a Operação ‘Tuning’ nesta quarta-feira (1º) para combater o crime de telecomunicação clandestina no município de Espinosa (MG). A ação conta com o apoio de equipe da Anatel.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, as investigações tiveram início em janeiro deste ano e identificaram cinco rádios piratas funcionando na cidade.

Ainda de acordo com o órgão, por ocuparem ilegalmente frequências aleatórias, essas rádios interferem na comunicação entre torres de controle e aviões, hospitais e ambulâncias, forças de segurança e suas viaturas, colocando em risco milhares de pessoas por dia ou obstando seu socorro.

Os investigados serão ouvidos na Delegacia Regional da Polícia Federal em Montes Claros e poderão cumprir até quatro anos de detenção, se condenados pelo crime de telecomunicação clandestina.

A PF informou ainda que, no Brasil, todas as emissoras que não possuem licença de funcionamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) são piratas. Embora algumas delas se autodenominem Rádios Comunitárias, apenas se enquadram nessa categoria as que atendem às exigências legais.

POR G1 GRANDE MINAS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno