Prefeitura de Itacarambi inicia hoje primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe


Inicia-se hoje segunda-feira, 23 de março, e prossegue até o dia 16 de abril, em todos os postos de saúde de Itacarambi a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.
A Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que ao todo serão três etapas de vacinação em datas e para públicos diferentes. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo, em cada uma das etapas de vacinação. A terceira e última etapa da campanha encerra-se, em todo o país, no dia 22 de maio.
O dia “D” de mobilização para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, todos os postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.
Neste ano, o início da campanha mudou, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.
A segunda etapa da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A terceira e última etapa, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.(Fábio Oliva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno