Pular para o conteúdo principal

Prefeita de Itacarambi cria Ouvidoria-Geral para receber denúncias e reclamações, diminuir judicialização e priorizar solução amigável de problemas


                                                  Eliane Novaes(foto) Ouvidora Municipal
Prefeita de Itacarambi cria Ouvidoria-Geral para receber denúncias e reclamações, diminuir judicialização e priorizar solução amigável de problemas
Desde outubro de 2019, quaisquer dúvidas ou pendências relacionadas à Prefeitura de Itacarambi não precisam mais ser judicializadas ou, pelo menos, a justiça não precisa ser a primeira opção para que sejam solucionadas.
Visando reduzir o número de demandas ajuizadas contra a Prefeitura de Itacarambi, a maioria por questões diminutas, priorizar a resolução amigável de conflitos, bem como acelerar as soluções para os interessados, a prefeita Nívea Maria de Oliveira criou a Ouvidoria-Geral do município.
Subordinada à Procuradoria-Geral, a Ouvidoria-Geral foi regulamentada pelo Decreto n. 62/2019. O órgão é responsável por receber e resolver reclamações, dúvidas e denúncias relativas à prestação dos serviços públicos prestados pela Prefeitura de Itacarambi e de entidades privadas que recebam recursos públicos municipais para prestar serviços à população.
A ouvidora-geral Eliana Novais explica que só não serão apreciadas pelo órgão as questões pendentes de decisão judicial. É facultado ao interessado eventualmente desistir de ação judicial já aforada, caso tenha interesse na solução amigável de sua demanda.
As denúncias ou reclamações dos usuários poderão ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no Sistema da Ouvidoria-Geral, no site da Prefeitura (https://www.itacarambi.mg.gov.br/index.php/ouvidoria), por correspondência endereçada ao órgão, ou na Procuradoria-Geral (Praça Adolfo de Oliveira, s/n., Centro, Itacarambi).
Ponto importante destacado pela ouvidora-geral é que as denúncias e reclamações podem ser feitas com ou sem a identificação do interessado. Ressalta, no entanto, que a identificação é importante para que o interessado possa receber a resposta de sua relação ou denúncia, pelo Correio, E-mail e WhatsApp. Quem se identificar, por ter interesse em receber a resposta, também pode pedir que seu nome seja mantido em sigilo.
O prazo para resposta das demandas submetidas à Ouvidoria-Geral de Itacarambi é de 30 dias, prorrogável uma única vez por igual período. Ao longo dos últimos três anos, o Departamento Jurídico da Prefeitura de Itacarambi solucionou mais de cem ações judiciais e economizou cerca de R$ 1 milhão para os cofres públicos.(F Oliva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...