Pular para o conteúdo principal

Fiscalização no período da Piracema é intensificada nos rios do Norte de Minas

Período da piracema se estende até o último dia de fevereiro de 2018 (Foto: Policia Militar Ambiental / Divulgação)
O período da piracema começou a valer desde o início de novembro em todo o país e no Norte de Minas a fiscalização também passou a ser maior. A determinação, que se estende até o último dia de fevereiro de 2018, tem objetivo de permitir que os peixes que sobem as corredeiras consigam se reproduzir em trechos de águas mais calmas.
Nos primeiros dias da operação piracema, que permanecerá até o dia 17 de dezembro, no trecho do Rio São Francisco do município de Ibiaí até o Rio Carinhanha, na divisa com o estado da Bahia, foi apreendido 15kg de pescado irregular, 3.782 metros lineares de redes de pesca, duas tarrafas e cinco anzóis.
Entre o trecho das cidades de Pedra de Maria da Cruz e Itacarambi, também banhados pelo São Francisco, os militares relataram ter apreendido também redes de pesca e tarrafas; a quantidade total não foi informada. Os proprietários dos materiais não foram encontrados.
De acordo com a PM, anualmente antes e durante o período da piracema diversas ações são realizadas a fim de conscientizar a população.
“São feitas reuniões, palestras, com o cunho informativo aos pescadores profissionais e amadores, e as comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco, com o intuito de coibir o pescado ilegal" conclui o sargento da PM Ambiental, Roberto Rodrigues de Mattos.
As ações neste período ocorrem de forma integrada com o Instituto Estadual de Florestas. Segundo a Polícia Militar Ambiental, durante as fiscalizações do período, caso haja o descumprimento das normas podem ser geradas multas e até detenção por crime ambiental. Os valores das multas variam de acordo com a quantidade de peixe pescado e a forma com que a atividade foi realizada.

Ainda segundo a polícia, somente é permitido à pesca de subsistência, ou seja, quando o pescado é usado para a alimentação da família, relembrando que esses pescadores devem possuir a autorização cedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).(G1 GRANDE MINAS)
Apreensão de redes de pesca, tarrafas e anzóis  (Foto: Policia Militar Ambiental / Divulgação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...