Termina nesta quinta-feira (6) prazo para o eleitor justificar ausência no primeiro turno


Resultado de imagem para foto de urna eleitoral
Termina nesta quinta-feira (6) o prazo para o eleitor justificar a ausência nas eleições no 1º turno. A justificativa pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais ou via internet, pelo Sistema Justifica.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode baixar o formulário de justificativa preencher e enviar pela internet, entregar pessoalmente ao cartório ou enviar via Correios. No formulário, deve conter ainda o motivo da ausência nas eleições anexadas documentação que comprove a ausência.
Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, segundo a chefe de cartório Sirleide Lacerda, a procura para justificar a ausência ainda é maior presencialmente.
"Ainda não mensuramos, mas a procura no cartório é maior. Porém, estamos recebendo muitas justificativas via internet e isso ajuda aos eleitores, que não precisam sair de casa para justificar, e também agiliza muito nosso trabalho”, disse a chefe de cartório. O prazo para justificar a ausência no 2º turno termina dia 27 de dezembro.
O eleitor que justificar pode sofrer uma série de punições até que regularize a situação. Entre as sanções, estão impedimento de se inscrever em concurso público, tomar posse em cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade. A ausência em três eleições seguidas sem que seja justificada, o eleitor tem o título cancelado.
Números
Segundo o TRE, em Minas Gerais, 3.483.956 eleitores não votaram no primeiro turno. No mesmo dia, 07 de outubro, 913.418 justificaram o voto. No segundo turno, em 27 de outubro, o número de eleitores ausentes aumentou para 3.631.177. Cerca de 986 mil justificaram por estar fora do domicílio eleitoral.(Por G1 Grande Minas)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno