Termina nesta quinta-feira (6) prazo para o eleitor justificar ausência no primeiro turno


Resultado de imagem para foto de urna eleitoral
Termina nesta quinta-feira (6) o prazo para o eleitor justificar a ausência nas eleições no 1º turno. A justificativa pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais ou via internet, pelo Sistema Justifica.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode baixar o formulário de justificativa preencher e enviar pela internet, entregar pessoalmente ao cartório ou enviar via Correios. No formulário, deve conter ainda o motivo da ausência nas eleições anexadas documentação que comprove a ausência.
Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, segundo a chefe de cartório Sirleide Lacerda, a procura para justificar a ausência ainda é maior presencialmente.
"Ainda não mensuramos, mas a procura no cartório é maior. Porém, estamos recebendo muitas justificativas via internet e isso ajuda aos eleitores, que não precisam sair de casa para justificar, e também agiliza muito nosso trabalho”, disse a chefe de cartório. O prazo para justificar a ausência no 2º turno termina dia 27 de dezembro.
O eleitor que justificar pode sofrer uma série de punições até que regularize a situação. Entre as sanções, estão impedimento de se inscrever em concurso público, tomar posse em cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade. A ausência em três eleições seguidas sem que seja justificada, o eleitor tem o título cancelado.
Números
Segundo o TRE, em Minas Gerais, 3.483.956 eleitores não votaram no primeiro turno. No mesmo dia, 07 de outubro, 913.418 justificaram o voto. No segundo turno, em 27 de outubro, o número de eleitores ausentes aumentou para 3.631.177. Cerca de 986 mil justificaram por estar fora do domicílio eleitoral.(Por G1 Grande Minas)


Comentários