Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Saúde estimula parto humanizado no Hospital de Itacarambi

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a técnica do parto humanizado. Pensando em ofertar as melhores condições para gestante (Mãe), no seu trabalho de parto, o Hospital Municipal Gerson Dias, vem inovando com novas técnicas para um parto humanizado.
O termo “humanização” carrega em si interpretações diversas. A qualidade de “humano” em nossa cultura quase sempre se refere à ideia  arraigada na moral cristã de ser bom, dócil, empático, amável e de ajudar o próximo. Nesse contexto, retirar a mulher de seu “sofrimento” e “acelerar” o parto através de medicações e de manobras técnicas  para um perfeito trabalho de parto.
Para o Coordenador de Enfermagem do HMGD,  HUGO NAPOLEÃO PACHECO LIMA, A equipe de saúde está envolvida, também, em ações contínuas de orientação materna com o intuito de esclarecer sobre as melhores condutas frente à maternidade, como orientar as parturientes quanto aos benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e outras instruções.
A maternidade do hospital Municipal Gerson Dias tem uma sala exclusiva para ampliar esta técnica do parto, um local todo preparado com muito carinho para que a gestante possa receber todo o atendimento. É uma forma  de garantir os direitos da parturiente como preconiza o Ministério da Saúde. A mãe têm o direito de conceber seus filhos em sua terra, evitando burocracia, deslocamentos desnecessários e maiores riscos para a vida tanto da mãe quanto do bebê. Por isso o enfermeiro Hugo está dando prioridade nesta técnica para que a mamãe e a criança possa ter um conforto na hora do parto.
TECNOLOGIA
INDICAÇÃO
Movimentos respiratórios
Auxiliar na centralização da mulher
Deambulação
Ativar o trabalho de parto;
Descida e rotação fetal.
Bola Suiça
Massagem perineal;
Descida e rotação do feto.
Cócoras sustentado
Descida e rotação do feto;
Assinclitismo persistente;
Hipossistolia.

Ambiente acolhedor
Ansiedade e insegurança;
Distocia emocional;
Diminuir tensão e medo e sensação de dor excessiva.
Alimentação / líquidos
Desejo da mulher
Banho de imersão ou chuveiro
Medo, ansiedade
Diminuir sensação de dor excessiva;
Acelera trabalho de parto;
Distocia emocional.
Massagem
Acelera trabalho de parto;
Distocia emocional.
Decúbito lateral com as pernas flexionadas

Assinclitismo persistente;
Período pélvico prolongado;
Presença de bossa/moldagem excessiva do polo cefálico.
Escada
A grávida em trabalho de parto, também pode subir escadas,alongar com calma, para ajudar o bebé a rodar e passar pela pélvis, facilitando o nascimento e diminuindo a dor.
Por Vailton Ferreira, com informação do enfermeiro Hugo Napoleão Pacheco Lima
A imagem pode conter: 1 pessoa, tela
Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: área interna
Nenhum texto alternativo automático disponível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...