Secretaria de Saúde estimula parto humanizado no Hospital de Itacarambi

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a técnica do parto humanizado. Pensando em ofertar as melhores condições para gestante (Mãe), no seu trabalho de parto, o Hospital Municipal Gerson Dias, vem inovando com novas técnicas para um parto humanizado.
O termo “humanização” carrega em si interpretações diversas. A qualidade de “humano” em nossa cultura quase sempre se refere à ideia  arraigada na moral cristã de ser bom, dócil, empático, amável e de ajudar o próximo. Nesse contexto, retirar a mulher de seu “sofrimento” e “acelerar” o parto através de medicações e de manobras técnicas  para um perfeito trabalho de parto.
Para o Coordenador de Enfermagem do HMGD,  HUGO NAPOLEÃO PACHECO LIMA, A equipe de saúde está envolvida, também, em ações contínuas de orientação materna com o intuito de esclarecer sobre as melhores condutas frente à maternidade, como orientar as parturientes quanto aos benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e outras instruções.
A maternidade do hospital Municipal Gerson Dias tem uma sala exclusiva para ampliar esta técnica do parto, um local todo preparado com muito carinho para que a gestante possa receber todo o atendimento. É uma forma  de garantir os direitos da parturiente como preconiza o Ministério da Saúde. A mãe têm o direito de conceber seus filhos em sua terra, evitando burocracia, deslocamentos desnecessários e maiores riscos para a vida tanto da mãe quanto do bebê. Por isso o enfermeiro Hugo está dando prioridade nesta técnica para que a mamãe e a criança possa ter um conforto na hora do parto.
TECNOLOGIA
INDICAÇÃO
Movimentos respiratórios
Auxiliar na centralização da mulher
Deambulação
Ativar o trabalho de parto;
Descida e rotação fetal.
Bola Suiça
Massagem perineal;
Descida e rotação do feto.
Cócoras sustentado
Descida e rotação do feto;
Assinclitismo persistente;
Hipossistolia.

Ambiente acolhedor
Ansiedade e insegurança;
Distocia emocional;
Diminuir tensão e medo e sensação de dor excessiva.
Alimentação / líquidos
Desejo da mulher
Banho de imersão ou chuveiro
Medo, ansiedade
Diminuir sensação de dor excessiva;
Acelera trabalho de parto;
Distocia emocional.
Massagem
Acelera trabalho de parto;
Distocia emocional.
Decúbito lateral com as pernas flexionadas

Assinclitismo persistente;
Período pélvico prolongado;
Presença de bossa/moldagem excessiva do polo cefálico.
Escada
A grávida em trabalho de parto, também pode subir escadas,alongar com calma, para ajudar o bebé a rodar e passar pela pélvis, facilitando o nascimento e diminuindo a dor.
Por Vailton Ferreira, com informação do enfermeiro Hugo Napoleão Pacheco Lima
A imagem pode conter: 1 pessoa, tela
Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: área interna
Nenhum texto alternativo automático disponível.


Comentários