Pular para o conteúdo principal

AMAMS ALERTA SOBRE RISCO DE SUSPENSÃO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS

AMAMS ALERTA GERAL

     A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS iniciou no sábado, através dos órgãos de imprensa, a campanha de alerta à população do Norte de Minas sobre o risco de suspensão dos serviços essenciais a população,  como  transporte escolar, exames e consultas na área de saúde,  por causa da retenção dos recursos destinados aos municípios, principalmente nas áreas de educação e saúde. A mídia mostra que o Estado reteve R$ 145.245.983,47 somente dos municípios associados.
   A AMAMS colocou essa campanha na mídia para acatar deliberação da assembléia geral,  que aconteceu no dia 26 de junho na sede da entidade, quando tomou  a decisão de informar  a população sobre os riscos gerados pela postura do Estado.
     Na quarta-feira passada a AMAMS e a AMMESF se reuniram  com o governador Fernando Pimentel, no Palácio da Liberdade, quando pediu que o Estado agilizasse pelo menos os recursos da área de educação, do Fundeb e do Transporte Escolar, que estão em atraso, pois existe risco de afetar o ano letivo. A AMAMS mostrou ao governador mineiro que mesmo com os prefeitos buscando manter o transporte escolar, as empresas e as pessoas contratadas para executar esse serviço se recusam a continuar o transporte, pois alegam que estão inadimplentes com seus fornecedores, principalmente dos postos de combustíveis.
     O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, acrescenta que a entidade cumpre o seu papel de defender o diálogo, pois a radicalização impede que se encontre uma solução. “No ano eleitoral como esse, é importante buscar uma solução. Por isso, a AMAMS e a AMMESF buscaram resolver com o Estado o problema. Agora, cabe ao governador tomar a decisão. Sabemos que a população está sendo muito afetada. A culpa não é dos prefeitos, que estão sofrendo com a retenção de recursos” – explica o presidente.
     Outra iniciativa adotada pela AMAMS, atendendo decisão da assembléia geral,  foi  de colocar o Departamento Juridico a disposição dos prefeitos que tiverem interesse de mover ação judicial contra o Estado, para pedir o bloqueio dos recursos retidos indevidamente. O procurador jurídico da AMAMS, Edimilson Pereira, explica que a entidade não tem legitimidade para mover a ação judicial. Por isso, pediu que os municípios outogarssem uma procuração para a AMAMS, que impetrará a ação no juizo competente. O modelo da procuração e a ação estão sendo fornecidas pela AMAMS.

Montes Claros, 30 de julho de 2018

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...