Prefeita e o Secretário Rafael visitam o Hospital Municipal para agradecer equipes de plantões.


A prefeita Dra. Nívea Maria, acompanhada pelo secretário municipal da Saúde, Rafael Andrade, visitou, na noite desta segunda-feira (22), o Hospital Municipal Gerson Dias, de Itacarambi. A iniciativa teve o objetivo de agradecer e parabenizar os servidores que fazem o atendimento da população nos serviços públicos.
A prefeita e o secretário estiveram ao lado do médico Dr. Fernando e parabenizou toda equipe. O atendimento do Hospital de Itacarambi teve a rotina mudada repentinamente, quando os pacientes de outros municípios começaram a chegar para serem atendidos, devido à falta de médicos nas outras cidades.
Segundo o secretário Rafael, a falta de médicos no Macro Norte que é composta POR cinco municípios; Itacarambi, Januária, Pedras de Maria da Cruz, Bonito de Minas e Cônego Marinho. Frisou que tinha Januária como o hospital de referência e Itacarambi também. Disse ainda que Januária tem enfrentado problema de falta de médicos plantonistas. Tem mais de 15 dias com ausências de médicos, tendo dificuldades de fechar todas as escalas.
Frisou ainda, que isso tem dificultado os atendimentos dos  pacientes, tendo que deslocar até o Hospital de Itacarambi.  Manga e São João das Missões também estão tendo dificuldade pela falta de médicos para fecharem as escalas de plantões e tem feito com que os pacientes desses municípios se deslocam para Itacarambi.  Informou ainda, que na contramão de tudo isso, graças a Deus a escalação dos plantões do hospital de Itacarambi está completa, inclusive no feriado, além do médico DE ROTINA que ficou de plantão, conseguiu colocar dois médicos nos dois dias de feriado. Que já é uma pratica que nós temos realizado na gestão.
Continuou dizendo que é um suporte a mais, tendo em vista que atenção primária fica sem atendimento médico, que são os ‘’POSTINHOS’’, dessa vez fez um esforço maior, com essas dificuldades dos outros hospitais.
Dos 86 municípios, fora Montes Claros, a média de médicos que estão faltando são 74 profissionais, 74 equipes de PSFs estão sem médicos, é um momento atípico que estão passando, nesse período, o que tem feito para desenvolver estratégias para não deixar a população desassistida.
Rafael finalizou dizendo que apesar de faltar dois médicos nas equipes de PSFs, tem feito vários contatos para a contratação, mas até o momento ainda não apareceu nenhum profissional, devido esta dificuldade que está no Macro Norte toda, praticamente todos os municípios estão faltando esses profissionais. Tem prejudicado o atendimento medico do PSF de Itacarambi.
Com esse momento de crise, a secretaria de saúde tem priorizado o atendimento no pronto socorro, mas tem atendido todos os pacientes nas consultas diárias.
Por VFS







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno