Secretaria de Saúde de Itacarambi realiza palestra de combate a Dengue nas escolas do município


A Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria de Saúde vem realizando o ciclo de combate à dengue no município. Nesta quarta (15) duas Escolas: Noeme Sales Nascimento e a Creche Municipal Dona Ruth Seixas, receberam os agentes em saúde, que ministraram uma importante palestra sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, a chicungunha e também a febre zika, todas transmitidas pelo Aedes Aegypti.
O enfermeiro João Paulo, esteve na Dona Ruth Seixas, mostrando na prática como é a contaminação da Dengue para os aluninhos do educandário, no mesmo horário, o Coordenador da Vigilância Ambiental, John e sua equipe permaneceram na Escola Municipal Noeme Sales Nascimento, com o ACE Rafael, juntamente com a equipe roxa, agentes Jessica, Eliane, Danilo e o ace Jaime.. dando uma excelente palestra para os alunos.
Fique por dentro:
A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue? Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais.
Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes Aegypti? O Aedes é parecido com o pernilongo comum. Ele pode ser identificado por algumas características: corpo escuro e rajado de branco, além de possuir o hábito de picar durante o dia.
De onde veio o mosquito Aedes Aegypti? É originário da África Tropica, e foi introduzido nas Américas durante a colonização. Atualmente encontram-se amplamente disseminado nas Américas, Austrália, Ásia e África.
Qualquer inseticida mata o mosquito da Dengue? Sim, porém a aplicação de inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, surtindo efeito momentâneo com poder residual de pouca duração.
Uma pessoa infectada pode passar a doença para outra? Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para pessoas sadias. A pessoa também não se contamina por meio de fontes de água, alimento ou uso de objetos pessoais do doente de dengue.
É possível distinguir a picada do Aedes Aegypti com a de um mosquito comum? Não. A sensação de eventual coceira ou incômodo é semelhante à picada de qualquer outro mosquito.
Por VFS
Fotos Agente de Saúde Jessica Souza.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno