Secretaria de Saúde de Itacarambi realiza palestra de combate a Dengue nas escolas do município


A Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria de Saúde vem realizando o ciclo de combate à dengue no município. Nesta quarta (15) duas Escolas: Noeme Sales Nascimento e a Creche Municipal Dona Ruth Seixas, receberam os agentes em saúde, que ministraram uma importante palestra sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, a chicungunha e também a febre zika, todas transmitidas pelo Aedes Aegypti.
O enfermeiro João Paulo, esteve na Dona Ruth Seixas, mostrando na prática como é a contaminação da Dengue para os aluninhos do educandário, no mesmo horário, o Coordenador da Vigilância Ambiental, John e sua equipe permaneceram na Escola Municipal Noeme Sales Nascimento, com o ACE Rafael, juntamente com a equipe roxa, agentes Jessica, Eliane, Danilo e o ace Jaime.. dando uma excelente palestra para os alunos.
Fique por dentro:
A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue? Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais.
Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes Aegypti? O Aedes é parecido com o pernilongo comum. Ele pode ser identificado por algumas características: corpo escuro e rajado de branco, além de possuir o hábito de picar durante o dia.
De onde veio o mosquito Aedes Aegypti? É originário da África Tropica, e foi introduzido nas Américas durante a colonização. Atualmente encontram-se amplamente disseminado nas Américas, Austrália, Ásia e África.
Qualquer inseticida mata o mosquito da Dengue? Sim, porém a aplicação de inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, surtindo efeito momentâneo com poder residual de pouca duração.
Uma pessoa infectada pode passar a doença para outra? Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para pessoas sadias. A pessoa também não se contamina por meio de fontes de água, alimento ou uso de objetos pessoais do doente de dengue.
É possível distinguir a picada do Aedes Aegypti com a de um mosquito comum? Não. A sensação de eventual coceira ou incômodo é semelhante à picada de qualquer outro mosquito.
Por VFS
Fotos Agente de Saúde Jessica Souza.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAGÉDIA NA BR 135 EM ITACARAMBI, DUAS VÍTIMAS FATAIS.

DOIS HOMICIDIOS EM MENOS DE 24 HORAS EM ITACARAMBI.

HOMICÍDIO EM ITACARAMBI NA QUARTA-FEIRA DE CINZA