Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Saúde de Itacarambi realiza palestra de combate a Dengue nas escolas do município


A Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria de Saúde vem realizando o ciclo de combate à dengue no município. Nesta quarta (15) duas Escolas: Noeme Sales Nascimento e a Creche Municipal Dona Ruth Seixas, receberam os agentes em saúde, que ministraram uma importante palestra sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, a chicungunha e também a febre zika, todas transmitidas pelo Aedes Aegypti.
O enfermeiro João Paulo, esteve na Dona Ruth Seixas, mostrando na prática como é a contaminação da Dengue para os aluninhos do educandário, no mesmo horário, o Coordenador da Vigilância Ambiental, John e sua equipe permaneceram na Escola Municipal Noeme Sales Nascimento, com o ACE Rafael, juntamente com a equipe roxa, agentes Jessica, Eliane, Danilo e o ace Jaime.. dando uma excelente palestra para os alunos.
Fique por dentro:
A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue? Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais.
Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes Aegypti? O Aedes é parecido com o pernilongo comum. Ele pode ser identificado por algumas características: corpo escuro e rajado de branco, além de possuir o hábito de picar durante o dia.
De onde veio o mosquito Aedes Aegypti? É originário da África Tropica, e foi introduzido nas Américas durante a colonização. Atualmente encontram-se amplamente disseminado nas Américas, Austrália, Ásia e África.
Qualquer inseticida mata o mosquito da Dengue? Sim, porém a aplicação de inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, surtindo efeito momentâneo com poder residual de pouca duração.
Uma pessoa infectada pode passar a doença para outra? Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para pessoas sadias. A pessoa também não se contamina por meio de fontes de água, alimento ou uso de objetos pessoais do doente de dengue.
É possível distinguir a picada do Aedes Aegypti com a de um mosquito comum? Não. A sensação de eventual coceira ou incômodo é semelhante à picada de qualquer outro mosquito.
Por VFS
Fotos Agente de Saúde Jessica Souza.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...