Pular para o conteúdo principal

JANUÁRIA:Em busca de recursos para a saúde


Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, com o secretário de estado da Saúde, Dr. Carlos Eduardo Amaral Pereira, o vereador de Januária, Robério Acrísio (PSB) cobrou comprometimento do governo estadual com Januária. A cidade, assim como diversos outros municípios do país, vem passando por uma crise na saúde por falta de recursos dos governos estadual e federal. Um desses recursos serve para manutenção da urgência e emergência da cidade que está em atraso, o que vem prejudicando o atendimento do Hospital Municipal da cidade para população de cerca de 10 municípios da microrregião.
A falta de recurso tem comprometido, inclusive, a escala dos médicos no pronto socorro do hospital, em alguns desses dias, o prefeito da cidade Dr. Marcelo Félix, que também é médico, teve que assumir o plantão evitando assim que ficasse sem atendimento médico nos fins de semana. Roberão, como é conhecido pela população, foi incisivo junto ao secretário de estado da saúde para que os repasses fossem regularizados, ele mostrou ao secretário que a cidade é referência para mais de 200 mil habitantes da microrregião e ressaltou a importância que a saúde de Januária tem não apenas para sua população, mas para toda região de referência.
Durante a audiência, foi cobrada ainda, a entrega dos cinco ônibus de transporte de pacientes para os municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Médio Vale São Francisco – Cisamsf, que já deveria ter sido entregue no ano passando pelo governo anterior, porém a entrega não foi feita. Em seu discurso o vereador disse que muitos municípios consorciados estão alugando carros para fazerem transporte de seus pacientes realizaram os tratamentos fora da cidade, o que tem onerado os cofres públicos das cidades. Essa decisão já foi pactuada na CIR, na CIRA e deliberada na CIB para que os ônibus fossem doados ao consórcio com sede em Januária. Foi solicitado ainda verba para implantação do prontuário eletrônico na atenção primária da cidade e que fosse agilizada a emissão do alvará de funcionamento do hospital por parte da vigilância estadual, para que a instituição possa ter acesso às verbas do Pró-hosp, só assim poderá avançar com as melhorias, caso contrário o atendimento ficará comprometido. De posse das reivindicações feitas, o secretário de estado da saúde se comprometeu em analisar as reivindicações feitas.
Por: Ricardo Soares


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al