JANUÁRIA:Em busca de recursos para a saúde


Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, com o secretário de estado da Saúde, Dr. Carlos Eduardo Amaral Pereira, o vereador de Januária, Robério Acrísio (PSB) cobrou comprometimento do governo estadual com Januária. A cidade, assim como diversos outros municípios do país, vem passando por uma crise na saúde por falta de recursos dos governos estadual e federal. Um desses recursos serve para manutenção da urgência e emergência da cidade que está em atraso, o que vem prejudicando o atendimento do Hospital Municipal da cidade para população de cerca de 10 municípios da microrregião.
A falta de recurso tem comprometido, inclusive, a escala dos médicos no pronto socorro do hospital, em alguns desses dias, o prefeito da cidade Dr. Marcelo Félix, que também é médico, teve que assumir o plantão evitando assim que ficasse sem atendimento médico nos fins de semana. Roberão, como é conhecido pela população, foi incisivo junto ao secretário de estado da saúde para que os repasses fossem regularizados, ele mostrou ao secretário que a cidade é referência para mais de 200 mil habitantes da microrregião e ressaltou a importância que a saúde de Januária tem não apenas para sua população, mas para toda região de referência.
Durante a audiência, foi cobrada ainda, a entrega dos cinco ônibus de transporte de pacientes para os municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Médio Vale São Francisco – Cisamsf, que já deveria ter sido entregue no ano passando pelo governo anterior, porém a entrega não foi feita. Em seu discurso o vereador disse que muitos municípios consorciados estão alugando carros para fazerem transporte de seus pacientes realizaram os tratamentos fora da cidade, o que tem onerado os cofres públicos das cidades. Essa decisão já foi pactuada na CIR, na CIRA e deliberada na CIB para que os ônibus fossem doados ao consórcio com sede em Januária. Foi solicitado ainda verba para implantação do prontuário eletrônico na atenção primária da cidade e que fosse agilizada a emissão do alvará de funcionamento do hospital por parte da vigilância estadual, para que a instituição possa ter acesso às verbas do Pró-hosp, só assim poderá avançar com as melhorias, caso contrário o atendimento ficará comprometido. De posse das reivindicações feitas, o secretário de estado da saúde se comprometeu em analisar as reivindicações feitas.
Por: Ricardo Soares


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno