"Cavernas do Peruaçu" busca apoio de deputados para receber título de Patrimônio Mundial


Equipe explorou Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas — Foto: Marcelo Ferri/TG
O Brasil, em breve, poderá ganhar mais um local com o título de Patrimônio Mundial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. O resultado depende do andamento do processo do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) na Câmara dos Deputados em Brasília, nesta quarta-feira (21). A Audiência Pública contará com a exibição de uma reportagem do programa Terra da Gente sobre o local.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma área de 56 mil hectares, onde já foram descobertos 80 sítios arqueológicos. Com vegetações de Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, o lugar surpreende pelas imponentes formações rochosas e belíssimas paisagens.
De acordo com o empresário e o coordenador da campanha do Parque, Carlos Leonardo Giunco, para que um local como esse receba o título, entidades governamentais devem apresentar a candidatura. A partir deste ponto, o parque entra em uma lista indicativa e o Governo do país deve elaborar um dossiê para formalizar o processo.
Há mais de 20 anos, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está inscrito na Unesco como pré-candidato, mas o dossiê nunca foi oficializado. Em 2015, o Parque recebeu a visita de dois sul-coreanos envolvidos com o estudo de grutas e cavernas naturais e ligados a um dos comitês que analisam a candidatura.
Carlos Leonardo descreve que, apesar de os dois visitantes estarem no Parque apenas a passeio, questionaram aos coordenadores: “como o Brasil ainda não tinha apresentado a candidatura de um sítio com tanto potencial?”.
O estímulo fornecido por essas pessoas que estão envolvidas no processo da Unesco engajou os mineiros nessa conquista. “A partir daí começamos uma força tarefa regional e estadual envolvendo ONGS, prefeituras, instituições e órgãos governamentais”, explica o empresário.
O Terra da Gente foi a primeira equipe televisão a mostrar um sítio arqueológico recém-descoberto no local. O espaço, ainda não estudado, possui pinturas do tamanho real de uma pessoa.
“Para nós, que conhecemos e visitamos o parque, é muito fácil falar do Peruaçu. Entretanto, há pessoas não têm a mínima noção de sua magnitude e beleza cênica. Reproduzir a reportagem na Audiência vai ajudar, sobretudo, os deputados e autoridades a entenderem a dimensão e o potencial do Parque”, explica o empresário.
Ainda de acordo com ele, receber um título como esse aumentaria a visibilidade internacional e, por consequência, geraria maior proteção e conservação no Parque. “Ele está localizado numa região muito carente, o semiárido do norte de Minas Gerais. Com esse título, o Parque passaria a ter mais funcionários, condutores de turismo e principalmente aumento do fluxo de turistas, o que fomentará uma cadeia econômica”, descreve.
A Unesco estabelece uma lista de dez critérios para que um sítio possa se candidatar a Patrimônio Mundial. Destes dez, basta atender a apenas um deles para que o local já esteja apto a se candidatar. O Parque atende a três critérios e ainda pode concorrer na categoria mista. “Natural e cultural, simultaneamente. No mundo, dos 1032 sítios reconhecidos como patrimônio mundial, apenas 33 são mistos”, explica Carlos Leonardo.
A Audiência Pública será realizada nesta quarta-feira (21 de agosto), às 15 horas, pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados em Brasília. A partir dessa apresentação para reforçar a necessidade de ações para confecção do dossiê, os coordenadores esperam que, em até um ano e meio, essa documentação seja elaborada para futura apresentação da candidatura do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu perante a Unesco
Viagem às cavernas foi exibida em 2019 pelo TG; Parque busca o título há mais de 20 anos — Foto: Terra da Gente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno