Pular para o conteúdo principal

"Cavernas do Peruaçu" busca apoio de deputados para receber título de Patrimônio Mundial


Equipe explorou Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas — Foto: Marcelo Ferri/TG
O Brasil, em breve, poderá ganhar mais um local com o título de Patrimônio Mundial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. O resultado depende do andamento do processo do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) na Câmara dos Deputados em Brasília, nesta quarta-feira (21). A Audiência Pública contará com a exibição de uma reportagem do programa Terra da Gente sobre o local.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma área de 56 mil hectares, onde já foram descobertos 80 sítios arqueológicos. Com vegetações de Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, o lugar surpreende pelas imponentes formações rochosas e belíssimas paisagens.
De acordo com o empresário e o coordenador da campanha do Parque, Carlos Leonardo Giunco, para que um local como esse receba o título, entidades governamentais devem apresentar a candidatura. A partir deste ponto, o parque entra em uma lista indicativa e o Governo do país deve elaborar um dossiê para formalizar o processo.
Há mais de 20 anos, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está inscrito na Unesco como pré-candidato, mas o dossiê nunca foi oficializado. Em 2015, o Parque recebeu a visita de dois sul-coreanos envolvidos com o estudo de grutas e cavernas naturais e ligados a um dos comitês que analisam a candidatura.
Carlos Leonardo descreve que, apesar de os dois visitantes estarem no Parque apenas a passeio, questionaram aos coordenadores: “como o Brasil ainda não tinha apresentado a candidatura de um sítio com tanto potencial?”.
O estímulo fornecido por essas pessoas que estão envolvidas no processo da Unesco engajou os mineiros nessa conquista. “A partir daí começamos uma força tarefa regional e estadual envolvendo ONGS, prefeituras, instituições e órgãos governamentais”, explica o empresário.
O Terra da Gente foi a primeira equipe televisão a mostrar um sítio arqueológico recém-descoberto no local. O espaço, ainda não estudado, possui pinturas do tamanho real de uma pessoa.
“Para nós, que conhecemos e visitamos o parque, é muito fácil falar do Peruaçu. Entretanto, há pessoas não têm a mínima noção de sua magnitude e beleza cênica. Reproduzir a reportagem na Audiência vai ajudar, sobretudo, os deputados e autoridades a entenderem a dimensão e o potencial do Parque”, explica o empresário.
Ainda de acordo com ele, receber um título como esse aumentaria a visibilidade internacional e, por consequência, geraria maior proteção e conservação no Parque. “Ele está localizado numa região muito carente, o semiárido do norte de Minas Gerais. Com esse título, o Parque passaria a ter mais funcionários, condutores de turismo e principalmente aumento do fluxo de turistas, o que fomentará uma cadeia econômica”, descreve.
A Unesco estabelece uma lista de dez critérios para que um sítio possa se candidatar a Patrimônio Mundial. Destes dez, basta atender a apenas um deles para que o local já esteja apto a se candidatar. O Parque atende a três critérios e ainda pode concorrer na categoria mista. “Natural e cultural, simultaneamente. No mundo, dos 1032 sítios reconhecidos como patrimônio mundial, apenas 33 são mistos”, explica Carlos Leonardo.
A Audiência Pública será realizada nesta quarta-feira (21 de agosto), às 15 horas, pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados em Brasília. A partir dessa apresentação para reforçar a necessidade de ações para confecção do dossiê, os coordenadores esperam que, em até um ano e meio, essa documentação seja elaborada para futura apresentação da candidatura do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu perante a Unesco
Viagem às cavernas foi exibida em 2019 pelo TG; Parque busca o título há mais de 20 anos — Foto: Terra da Gente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al